8º Festival CineMúsica movimentou Conservatória no início de setembro 8º Festival CineMúsica movimentou Conservatória no início de setembro
Por: Lucas Salgado O Festival CineMúsica já é presença importante no calendário cultural da região do Vale do Café. Desde 2007, a Cidade da Seresta... 8º Festival CineMúsica movimentou Conservatória no início de setembro

Por: Lucas Salgado
O Festival CineMúsica já é presença importante no calendário cultural da região do Vale do Café. Desde 2007, a Cidade da Seresta recebe no final de semana do 7 de setembro, um evento único, dedicado ao cinema e a música. Em 2014, o CineMúsica teve como tema o forró, uma construção histórica complexa e variada que a certa altura se fixa no Nordeste e se torna mesmo um dos grandes emblemas da região.

Neste clima, o CineMúsica começou em grande estilo, com uma sessão especialíssima do documentário “Dominguinhos”, com a presença do diretor Joaquim Castro. As atrações musicais seguiram no mesmo estilo, com belas apresentações da Orquestra Jovem Paquetá, da Banda Xoxote, do Quinteto São do Mato, da Orquestra Sanfônica de São Paulo e da Brass Band Os Siderais.

A principal novidade de 2014 foi a internacionalização do festival, que exibiu três longas estrangeiros, com destaque para a pré-estreia nacional O Último Concerto, de Yaron Zilberman, que marcou um dos últimos trabalhos nas telonas de Philip Seymour Hoffman, ator vencedor do Oscar falecido em fevereiro. Ao todo, foram exibidos 34 longas-metragens e 22 curtas-metragens. E a estimativa é que milhares de pessoas tenham passado pela cidade durante os quatro dias.

praça

Uma das atrações do evento é o Sabor CineMúsica, festival gastronômico que acontece em paralelo e traz para o distrito de Valença importantes nomes da gastronomia nacional e internacional, como a Chef Kátia Barbosa, do restaurante Aconchego Carioca, o Chef francês Damien Montecer, do restaurante La Villa e o Chef Isaias Nerie do Parador Lumiar, todos premiados internacionalmente.

O Programa Formacine coloca em foco as crianças da região, contando com sessões de filmes infanto-juvenis e com oficinais temáticas. Seguindo a tradição dos últimos anos, também aconteceu uma sessão de audiodescrição para deficientes visuais. O filme escolhido foi o premiado Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.

Também foi realizado o II Encontro Nacional dos Profissionais do Som do Cinema Brasileiro, que este ano contou com a presença de dois convidados internacionais, os argentinos José Luis Díaz e Guido Berenblum. O Encontro se mostrou, mais uma vez, um dos principais diferenciais do festival, se tornando um novo espaço para a ​​reflex​ão e o debate de questões referentes ao mercado de realização audiovisual, ao ensino e a pesquisa do som no cinema do Brasil.

Após quatro dias de muito cinema, música, debate e diversão, o CineMúsica chegou ao fim, com a certeza de que em 2015 tem mais.

Com apresentação da Light e do Grupo CCR, e patrocínio da Petrobrás, do Sebrae/RJ e do Senac, o CineMúsica trouxe uma programação inteiramente gratuita, sendo certificado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet/Ministério da Cultura e na Lei do ICMS/ Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

O festival contou ainda com o importante apoio de Eletrobrás Furnas, CEG Rio, Cine Show, e com o apoio institucional de Prefeitura de Valença, Delart, Canal Brasil, Europa Filmes e Artesãos do Som.

Promovido pela Associação Cultural CineMúsica, o festival contou mais uma vez com quatro pontos de exibição: a Praça da Matriz, o Cine Tela Brasil, o Cine Centímetro e o Cine Milímetro.

Patrocinio_Logos

Cobertura: Jean Tavares e Vandré Fraga

Confira um pouco do que aconteceu no evento. Você não vai querer perder o próximo!

Contato:
Lucas Salgado
Coordenador de Comunicação
lpsalgado@yahoo.com.br
(21) 993092001

Nenhum comentário.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *