Alimentação Saudável nas Festas de Fim de Ano Alimentação Saudável nas Festas de Fim de Ano
  Vou começar citando uma frase que escrevo e digo com muita constância: Alimentação saudável não é dieta, é estilo de vida. Ou seja,... Alimentação Saudável nas Festas de Fim de Ano

 

Vou começar citando uma frase que escrevo e digo com muita constância: Alimentação saudável não é dieta, é estilo de vida. Ou seja, não é porque as festas de fim de ano estão se aproximando que você precisa abandonar o foco da sua alimentação. O segredo está em fazer escolhas inteligentes!

Como?

– Nas refeições principais, prefira carnes magras, como Chester e Peru, por exemplo. Para acompanhar, uma boa salada, com variedade de legumes e verduras ajuda a dar saciedade e deixa o prato com aspecto atrativo. Entre as leguminosas, prefira a lentilha, muito consumida nessa época do ano. Se for preparar arroz, de preferência ao integral, pois ele possui mais fibras, dando mais saciedade e sendo mais rico em nutrientes.

– Como sobremesa, prefira as frutas. Elas são excelentes opções para substituir os tradicionais doces de fim de ano, como rabanada e panetone (muito calóricos!), e podem ser combinadas entre elas na forma de salada. As oleaginosas podem ser adicionadas, como castanhas, nozes, amêndoas. Só não exagere na quantidade, pois apesar de ricas em gordura boa, elas possuem alto teor calórico.

– Entre as bebidas, evite o refrigerante. Um suco natural tem infinitamente mais nutrientes e você deixa de lado toda a química do produto industrializado. O vinho tinto seco é o mais indicado entre as bebidas alcoólicas. Obviamente, não se deve abusar. Mas uma taça para acompanhar a ceia não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, faz até bem, pois ele possui antioxidantes e substâncias protetoras do coração. Mas, como eu citei, 1 taça!

– Beba bastante água! Antes, durante e depois. A água é o melhor “detox” que você pode utilizar após uma noite fora da sua rotina habitual, em que você pode ter dado uma abusada maior em alimentos condimentados, ricos em açúcares e/ou sódio. Algumas pessoas chegam a ganhar de 1 a 2 kg de um dia para o outro, por retenção de líquidos associada a má alimentação. Para eliminar esse excesso, mantenha sua hidratação em dia.

– Pratique atividade física! Não é porque as festas chegaram que você precisa abandonar bons hábitos. O exercício vai te ajudar a aumentar a queima calórica, aumentar a disposição pós-festa e, também, diminuir a retenção de líquidos que pode ser ocasionada pela má alimentação.

Mantenha uma rotina saudável! Durante o dia, siga rigorosamente seu plano alimentar, bem como no dia seguinte. Tente recuperar o sono atrasado das noites festivas. E confraternize, sem neuras. Lembre-se que o objetivo das festas de fim de ano é se reunir com quem se ama, em harmonia. E você não precisa ficar de fora ou deixar de curtir só porque a alimentação está fora do seu habitual. Mantenha sua mente focada no que é saudável, não abuse e tudo correrá bem, sem prejuízos à sua saúde e sem ganho de peso corporal.

Boas festas!!!

Tatiane da Silva Ramos

Especialista em Nutrição Clínica

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