Banda Sinfônica de Barra Mansa Banda Sinfônica de Barra Mansa
Quarta-feira, 14 de agosto. Um dia intenso de aulas e no último horário do dia Gilberto Magalhães, Matheus Menezes e eu nos despedíamos, após... Banda Sinfônica de Barra Mansa

Quarta-feira, 14 de agosto. Um dia intenso de aulas e no último horário do dia Gilberto Magalhães, Matheus Menezes e eu nos despedíamos, após discutirmos na aula de guitarra sobre os riffs de Blue Wind (Jeff Beck), Carry On Wayward (Kansas) e Day Triper (The Beatles) . Meu plano agora é assistir a apresentação da Banda Sinfônica de Barra Mansa na Igreja da Catedral de Valença/RJ e logo na entrada me alegrei ao ver outros alunos presente: Fabiano Alves, Tatiana Fontainha e Valter Soares.

Ao final da apresentação pude rever alguns músicos que conheci no Festival Vale do Café em Vassouras e uma das integrantes da banda, Jéssica Nascimento, que tive o prazer de conhecer fazendo o curso de Musicalização com o profº Rodrigo Belchior,  me apresentou ao Maestro José Flávio Pereira O maestro iniciou seus estudos no ano de 1985 na Banda Sinfônica da Febam e sob a orientação do Maestro Normando Carneiro da Silva teve as primeiras aulas de clarineta e teoria musical. No ano seguinte ingressou no Curso Técnico de Clarinete da Escola de Música Villa-Lobos, estudando com o professor Raimundo Araújo. De 98 a 2000, estudou com o professor José Botelho no Festival de Curitiba. Aluno do professor José Ruas nos Cursos Livres de Música do Recreio do Trabalhador, em 2002 ingressa no Curso de Licenciatura em Música na UNIRIO.

Como instrumentista atuou na Banda Sinfônica Febam, Banda Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos, Banda da Prefeitura de Volta Redonda, Banda Municipal de Rio Claro e Banda Sinfônica da CSN. Desde 1997 é professor de Iniciação Musical e de clarineta pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa. Organizou a Banda Experimental da Fundação CSN. Dirigiu de 1999 até 2008 a Banda Municipal de Rio Claro e desde 2005 é regente titular da Banda Sinfônica de Barra Mansa.

Após um pouco de conversa com o maestro pude até fazer uma pequena entrevista. Espero que gostem!

[sws_green_box box_size=”615″] Em nossas entrevistas, não nos responsabilizamos por conceitos, opiniões manifestadas ou citações de terceiros incluídos nas respostas de nossos entrevistados. [/sws_green_box]