Casa Léa Pentagna Casa Léa Pentagna
A Casa Léa Pentagna é parte importante da história da colonização italiana na cidade de Valença, município do estado do Rio de Janeiro que... Casa Léa Pentagna

A Casa Léa Pentagna é parte importante da história da colonização italiana na cidade de Valença, município do estado do Rio de Janeiro que mais recebeu imigrantes italianos. A casa conserva até hoje as malas utilizadas pelos imigrantes na viagem até o Brasil. Localizada no centro de Valença, a casa possui 20 cômodos e um grande jardim (chácara). A influência italiana encontra-se por toda parte seja nos livros da biblioteca, seja nos objetos, seja na coleção de discos de Vivaldi.

A casa leva o nome da sua fundadora Léa Josephina Pentagna, que em testamento pediu que fosse enterrada no jardim e que a residência fosse transformada na Fundação Cultural e Filantrópica Léa Pentagna.

Dia 22 de abril de 2000, a Casa Museu foi reinaugurada, após ter passado por uma restauração, patrocinada pelo Dr. Lúcio Pentagna Guimarães (através da lei Rouenet), que com sua habitual sensibilidade não mediu esforços para que a casa ressurgisse com sua antiga beleza.

Mais informações e visitas
www.casaleapentagna.org.br

Telefone: (24) 2453-4178
Endereço: Rua Vito Pentagna, 213 – Valença – RJ

  • Marivan Bauer Okumura

    set 9, 2012 #1 Author

    Lindas fotos!Durante toda minha infância eu passava todos os dias em frente a esta casa.Para mim, era um palácio de princesa! Minha alegria, foi um dia que a porta do meio estava aberta e eu pude ver só um pouquinho, transformá-la em museu foi uma excelente ideia.

    Responder

  • Sueli de Aquino

    set 27, 2012 #2 Author

    Estava faltando mostrar toda a beleza dessa casa! As fotos ficaram maravilhosas! Mostram bem o que vemos quando visitamos a casa Léa Pentagna. Senti falta de fotos do jardim que também é lindo demais! Parabéns! Abraços.

    Responder

  • Felipe Lins-rj

    nov 23, 2013 #3 Author

    Legal saber que Valença foi o município fluminense que mais recebeu imigrantes italianos. Deve ser por isso que a estação férrea foi construída em estilo neoclássico italiano. Vivo aqui no rio, tenho parentes maternos na vizinha Vassouras; fui com primos visitar Valença pela primeira vez em 2011, gostei tanto que guardei até a data, foi no dia 03 de março daquele ano. Era um sonho antigo, desde a infância ouvia falar da cidade, quando estava passeando em Vassouras, ou vendo o seu nome nas placas dos carros. Talvez por ter uma sonoridade atraente me chamava a atenção. Não voltei mais, estou devendo essa. Quem sabe eu more aí um dia. Abraços aos valencianos!

    Responder

    • Renata

      abr 13, 2015 #4 Author

      Muitíssimo obrigada pelos comentários carinhosos para com nossa cidade,só assim podemos valorizar ainda mais essas belezas.Venham nos visitar!!

      Responder

  • jorge

    abr 9, 2015 #5 Author

    Não existe cidade mais cantadora ,Valença .!!!!!!!!!

    Responder

  • REGINA MARGARIDA ALTIERI NEVES

    maio 21, 2016 #6 Author

    LUGAR LINDO ENCANTADOR CHEIO DE BOAS ENERGIAS

    Responder

  • REGINA MARGARIDA ALTIERI NEVES

    maio 21, 2016 #7 Author

    LUGAR LINDO CHEIO DE BOAS ENERGIAS

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *