Valença possui uma área de 1308,1 km² (a segunda maior do estado do Rio de Janeiro), estando situada no Vale do Paraíba Fluminense.

A cidade possui 6 distritos: Valença (sede), Barão de Juparanã, a “Cidade dos Barões” (2º distrito), Santa Isabel do Rio Preto (3º distrito), Pentagna (4º distrito) , Parapeúna (5º distrito) e Conservatória, a “Cidade das Serestas” (6º distrito).
Atualmente a sua economia está voltada especialmente para a agropecuária e para o pólo universitário existente na sede municipal.
A região do vale do Paraíba do Sul no Rio de Janeiro era totalmente coberta por florestas virgens no final do século XVIII.

 

71 COMENTÁRIOS

  1. morei em valença nos anos de 1986 ate 1991 meu pai tinha quatro lojas no mercado municipal uma catina que ficava no interiordo mercado e mais tres lojas, sinto muitas saudades queria saber se alguem tem foto do interior do mercado municipal desses anos, se tiverem por favor se puderem enviar para o email lucianafernandesjf@hotmail.com. obrigada

  2. Nasci em Valença-RJ e tenho lembranças maravilhosas da minha infância…A fábrica de doces DANGER na rua Dr.Júlio Xavier foi patrimônio da família.

    • Tambem sou valenciano. Lembro muito bem desse doce. Um dos melhores que ja comi. Aquela caixinha de msdeira era demais.

    • Olá! Moro em Jacarepaguá – RJ, e estou procurando casa para mudar para Valença. Vcs me indicam por favor um “melhor” bairro p morar? Tenho filho adolescente que ainda estuda e minha mãe é idosa, preciso que seja próximo a mercados, escolas, farmácias… Agradeço!

  3. Procuro por meu irmão, chama-se Geseal Sergio de Oliveira Silva,
    Ele mora ou morou na cidade de Valenca entre 1999 a 2006 ele era motorista de onibus,nessa cidade,tinha o apelido de (teto)
    Se alquem o conhece me avise pelo email.
    Obrigada

  4. Estou querendo mudar para a cidade, o Rio está muito violento!!! Meu problema é conseguir uma casa para alugar no tamanho que preciso.

  5. Meu pai nasceu em Valença mas não conheço o lugar dis que foi no interior não tenho foto espero ter uma mande uma foto da cidade para mim obrigada

  6. Nasci em Valença, passei a primeira infância em uma fazenda em Rio das Flores (é ou pelo menos era a mesma coisa), e depois vimos eu e meus pais para a cidade onde passei o resto da infância e a adolescência. Depois, fiquei entre idas e vindas entre o Rio e depois São Paulo. Hoje, depois de muitos anos, vou pouco à cidade (uma vez ao ano, visitando parentes e amigos). Não reconheço muita coisa, pois a MINHA Valença (e Rio das Flores) ficaram dentro das gavetas da memória…………..Mas ainda assim, só posso dizer que SAÍ DE VALENÇA, MAS VALENÇA (E RIO DAS FLORES) NÃO SAIU (E JAMAIS SAIRÁ) DE MIM.

  7. Bom dia!! Meu coração palpitou de alegria e emoção de tanta saudade. Vendo as fotos recordei coisas boas de Valença, mas…. deixou a desejar, peço desculpas. O “Jardim de Baixo”, o cine “Rosário” são peças importantíssimas e maravilhosas. As fábricas de tecidos também fazem parte.
    Quero falar de uma fábrica que deixou saudades e muito conhecida em Valença, a ” Fábrica de Doces Dangêr”, famosa pela goiabada cascão na “caixeta” de madeira e outros doces deliciosos também…. Boas lembranças que fazem gosto a saudade.

  8. Gente Valença é uma cidade tranquila para visitar. ? Tenho uma amiga que pretende ir sozinha.
    Outra coisa o que há para ver na cidade. ?

  9. Nasci e fui criado em.Valenca. Nasci dentro de casa no bairro laranjeiras a 52 anos atras. Nao existia carnaval melhor . Rua dos mineiros. Bloco das piranhas. Desfilando no Benfica na bateria. A tarde casa da manteiga fazendo sambao. A noite carnaval de clube no Coroados e Democraticos.
    Valenca estou voltando .
    E ai vamos fazer o veradeiro carnaval de rua do estado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here