Nutrição na Gestação Nutrição na Gestação
A Nutrição é importante em todas as faixas da vida, mas, durante a gestação, ela é essencial. O organismo passa por diversas mudanças e... Nutrição na Gestação

A Nutrição é importante em todas as faixas da vida, mas, durante a gestação, ela é essencial. O organismo passa por diversas mudanças e adaptações e precisa priorizar alguns nutrientes de acordo com o período gestacional.

No 1º trimestre o Ácido Fólico (vitamina B9) é um nutriente essencial para formação do tubo neural do feto. Estudos apontam que mulheres que estão planejando a gravidez devem começar a ingeri-lo cerca de 3 meses antes. São fontes deste nutriente: feijão preto cozido, quiabo, espinafre cozido, lentilha, fígado de boi e galinha, levedo de cerveja, macarrão cozido, entre outros.

No 2º trimestre torna-se importante reforçar os alimentos ricos em Vitamina C (acerola, laranja, caju, limão), Magnésio (banana, abacate, beterraba, grão-de-bico, feijão, ervilha, mandioca, espinafre, couve), Vitamina B6 (carne, leite, ovos) e Ferro (carne vermelha, vegetais verde-escuros, feijão, aveia, quinoa, castanha de caju, gergelim).

E no 3º trimestre o Cálcio é essencial, por conta da formação óssea do bebê. As melhores fontes de cálcio são os leites e derivados, vegetais verde-escuros, linhaça, semente de chia, grão-de-bico, entre outras.

É importante dizer que uma dieta balanceada é necessária durante os 9 meses de gestação. Ela garante um bom aporte energético e uma boa formação fetal. Mas, alguns alimentos devem ser evitados como cafeína (café e chás), alimentos gordurosos, condimentos (ketchup, mostarda, etc) e crus (risco de contrair bactérias e fungos). Água durante as refeições atrapalha a digestão, podendo ser um problema no último trimestre quando o feto está maior e acaba comprimindo o estômago. Também não devem ser ingeridas carne malpassadas, queijos frescos, leite não pasteurizado, mariscos, maioneses e, se a gestante sofre com gases, deve diminuir a ingestão de feijão, repolho, couve-flor, couve e bebidas gaseificadas.

A alimentação saudável e acompanhada por um Nutricionista ajuda a prevenir ganho de peso excessivo, aparecimento de diabetes gestacional, aumento da pressão arterial e restrição de nutrientes sem necessidade.

Tabela de ganho de peso pela gestante de acordo com o estado nutricional pré-gestacional:

Tatiane da Silva Ramos

Especialista em Nutrição Clínica

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