A ponte dos arcos foi construída entre 1877 e 1883, pela extinta estrada de ferro Santa Isabel, foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, e desde que passou por ela o último trem em 1963, a ponte se tornou uma atração turística da localidade, sendo uma das mais antigas pontes da rede ferroviária que ainda se conserva em pé. A Ponte dos Arcos possui 100m de extensão, 12m de altura e 4m de largura e foi construída em pedra, cal e óleo de baleia. Compõe-se de dois arcos plenos, construídos à maneira egípcia, com pedras justapostas, funcionando a tração e compressão. Sua base é constituída de grandes pedras sobrepostas e o corpo da ponte com pedras menores e roliças, situa-se na estrada Conservatória / Santa Isabel do Rio Preto, as margens do rio da Prata, junto a uma pequena cachoeira, entre morros.

5 COMENTÁRIOS

  1. Bacana a ponte. Sorte que tenha sobrevivido! Volto a insistir na reativação da ferrovia; aí sim o cenário estará completo. Onde estão os amantes da ferrovia que não reivindicam isso? Todos unidos pela volta do trecho Barra do pirai-Santa Rita do Jacutinga. Trem é turismo!

  2. Meu sonho seria reativação dessa ferrovia.Mas quem poderia nos ajudar
    A presidente Birutinha que prometeu reativar as ferrovia só ficou na conversa.
    Honestamente acho que não volta mais.
    ( O passado manda lembrança)

  3. SERIA MUITO LEGAL SE A MARIA FUMAÇA FOSSE REATIVA ENO TRECHO BARRA DO PIRAÍ XSANTA RITA RITA DO JACUNTINGA. TREM É TURISMO. GENTE ENTREM EM CONTATO COM ABPF DO RIO DE JANEIRO PRA QUE ISSO POSSA OCORRER EM 2018 . VALE A PENA TENTAR

  4. SERIA MUITO LEGAL SE A MARIA FUMAÇA FOSSE REATIVA ENO TRECHO BARRA DO PIRAÍ XSANTA RITA RITA DO JACUNTINGA. TREM É TURISMO. GENTE ENTREM EM CONTATO COM ABPF DO RIO DE JANEIRO PRA QUE ISSO POSSA OCORRER EM 2018

Deixe um comentário para Edson Cancelar resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here