“Valença Canta Clementina” | Pinheiro Musicalizar “Valença Canta Clementina” | Pinheiro Musicalizar
Olá amigos do MUSICALIZAR. Mais uma vez os músicos valencianos mostraram que não estão de brincadeira e que uma ótima idéia para sair do... “Valença Canta Clementina” | Pinheiro Musicalizar

Olá amigos do MUSICALIZAR. Mais uma vez os músicos valencianos mostraram que não estão de brincadeira e que uma ótima idéia para sair do papel precisa de engajamento, dedicação e apoio.

O INÍCIO

Bem, a ótima idéia estava lançada na pessoa do então Secretário de Cultura e Turismo da cidade, Sr. João Ewerton. A idéia era homenagear artistas que levaram o nome de Valença pelo mundo afora através de sua arte e em música nomes como Rosinha de Valença e Clementina de Jesus não podiam deixar de serem citados. Ao mesmo tempo, além de fomentar o resgate à memória cultural, apresentaria obras desses artistas por artistas valencianos, o que automaticamente geraria mais cultura.

A idéia inicial era a criação de uma Orquestra Show com instrumentos construídos pelos próprios alunos, uma orquestra sustentável para tirar sons percussivos, sendo a base rítmica para que intérpretes de Valença apresentassem as canções da artista. (Vide: ORQUESTRA SHOW ). O projeto foi para captação de recursos, buscando patrocínios e foi aprovado.

the-black-bullets_07

A REALIZAÇÃO

Com o projeto aprovado agora era ensaiar e apresentar o show dentro do prazo estipulado, mas preparar uma orquestra leva tempo. Os intérpretes começaram a se preparar com suas bandas assim que o projeto foi aprovado, a menos de 01 mês da data prevista para a realização. Escolha de música, arranjo, corrida contra o tempo. Os próprios músicos escolheram as canções que interpretariam e suas bandas prepararam os arranjos das músicas, todas já em domínio público. A direção musical ficou a cargo de Rafael Motta e as bandas de Rock, Reggae e Sertanejo Universitário abraçaram a causa e apresentaram nos dias 23 e 24 de agosto de 2013, no Jardim de Cima, dois dias de um excelente show. As bandas Mother Road (Rock Setentista), Silvanna (Pop Rock), O Celeiro das Rochas (Southern Rock), The Black Bullets (Rock Setentista), Hipnotize (Rock Prog), Equilíbrio Natural (Reggae) e Breno Boaretto (Sertanejo Universitário) abrilhantaram a noite com releituras das músicas de Clementina de Jesus e para quem não pode comparecer foi ainda gravado um DVD deste show para efeito de divulgação do mesmo posteriormente. Também está agendada uma apresentação do “Valença Canta Clementina” em Conservatória, distrito de Valença, na ocasião do Cinemúsica na quinta-feira (05/09) e para quem perdeu é uma ótima oportunidade de prestigiar algumas das bandas que se apresentaram em Valença.

encerramento_02

Projeto: “Valença Canta Clementina”

Direção Geral: João Ewerton
Direção Musical: Rafael Motta
Design: Igor Almeida

PATROCÍNIO: LIGHT e GOVERNO DO ESTADO do RIO DE JANEIRO.
REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA/ SECRETARIA DE CULTURA E TURÍSMO e SEM PARAR PRODUÇÕES.

  • Augusto Carlos dos santos

    nov 13, 2013 #1 Author

    preciso encontra meus parente por parte paterna. Meu nome é Augusto Carlos dos santos sou filho de Agenor dos santos e de Sidneia Batista dos santos. meus avós por pate de pai são manoel Gerônimo dos santos e Maria francisca dos santos . si vc conhece auguem que também seja de manoel geronimo e maria francisca por favo liga para 021- 9302 6389 fala com augusto.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *