Valença sediará II Festival Inverno Musical Valença sediará II Festival Inverno Musical
O município de Valença sediará a partir do dia 1º de julho, a 2ª edição do Festival Inverno Musical. Uma programação variada acontecerá entre... Valença sediará II Festival Inverno Musical

O município de Valença sediará a partir do dia 1º de julho, a 2ª edição do Festival Inverno Musical. Uma programação variada acontecerá entre o dia 1º e o dia 16, com aproximadamente 40 apresentações ocorrendo em diversos locais da sede e distritos, totalmente gratuitas. Os concertos serão baseados em diferentes estilos musicais, desde a música erudita e popular até o jazz e o chorinho. A organização do Festival é da Orquestra de Cordas do Jardim Valença.

Entre as atrações previstas, haverá a do grupo Accioly Músicos Profissionais, de Valença, que foi criado este ano e é dirigido pelo pianista Diego Accioly. O grupo foi criado para aberturas em cerimônias, em especial, matrimônios. Outro atrativo será a vida da Cia de Ópera Quinteto Imperial do Rio de Janeiro, que é regido por Fernando Portugal e já operou em outras companhias de ópera, tal como a Cia de Ópera da Escola de Música Villa Lobos. O grupo procura articular grandes obras do século XIX que eram apresentadas do Vale do Paraíba no período áureo dos barões do café. O grupo se destaca por sua pesquisa histórica que envolve até seu figurino e joias do período imperial brasileiro.

Sidney Gonçalves, de Juiz de Fora, também virá a Valença. Ele possui extenso currículo na música, sendo aluno de grandes nomes da música brasileira, como o Professor Moisés Alves, que é spalla da Orquestra Sinfônica de Brasília. A programação conta, logicamente, com a participação da Orquestra de Cordas do Jardim Valença, fundada em 2010 e regida pelo maestro Antônio Carlos da Silva. Em seu repertório, uma mescla de música popular brasileira, erudita e clássicos do cinema internacional.

PARCERIA SOCIAL

Segundo Antônio, idealizador do Festival Inverno Musical, o objetivo do evento é levar música de qualidade e de graça para a população. Ele conta que a Orquestra de Cordas já realizava apresentações em algumas igrejas em 2014 e, no ano passado, decidiu criar o Festival para trazer outros grupos para se apresentarem na cidade. Antônio lembra que, na 1ª edição ocorreram 31 concertos em igrejas, escolas e praças. O idealizador lembra que o Festival Inverno Musical é custeado com doação de pais, amigos e comerciantes parceiros da Orquestra, além de que todos os músicos participando do evento não cobrarem cachê.

– O festival é fruto de uma grande parceria entre a orquestra e a comunidade valenciana – conta Antonio.

A novidade deste ano é que haverá apresentação todos os dias, diferente do que ocorrem em 2016, quando as apresentações ocorriam apenas nos finais de semana. Outra boa notícia está no final da programação. A própria Orquestra de Cordas do Jardim Valença se apresentará no encerramento do II Festival Inverno Musical, com a participação de vários convidados.

PROGRAMAÇÃO

» DIA 1º DE JULHO, SÁBADO

– 20 horas – Abertura – Orquestra de Cordas do Jardim Valença. Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida (Rua Francisco de Medeiros, 303, Bairro Aparecida).

» DIA 2 DE JULHO, DOMINGO

– 16 horas – Orquestra de Cordas do Jardim Valença. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua R. Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

– 20 horas – Orquestra de Cordas do Jardim Valença. Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Rua Comendador Antônio Jannuzzi, 93, Belo Horizonte).

» DIA 4 DE JULHO, TERÇA-FEIRA

– 19:30 horas – Sidney Gonçalves e convidados. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua R. Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

» DIA 5 DE JULHO, QUARTA-FEIRA

– 19:30 horas – Músico Marcus Ferreira. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua R. Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

» DIA 6 DE JULHO, QUINTA-FEIRA

– 19:30 horas – Grupo Camerata Unissom. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

» DIA 7 DE JULHO, SEXTA-FEIRA

– 19:30 horas – Frederico Moreira e convidados. Local: Academia Valenciana de Letras (Rua Ernesto Cunha, 05 – Centro).

» DIA 8 DE JULHO, SÁBADO

– 11:30 horas – Orquestra de Cordas do Jardim Valença. Local: Igreja de Santa Izabel Rainha de Portugal (Rua Professora Jovina Sales, 520, Distrito Santa Isabel do Rio Preto – Valença).

– 18 horas – Cia de Ópera Quinteto Imperial. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

» DIA 9 DE JULHO, DOMINGO

– 09:30 horas – Orquestra do Projeto Semeando Música. Local: Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Rua Francisco de Medeiros, 303, Bairro Aparecida).

– 17 horas – Orquestra de Cordas do J.V. Local: Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima, Centro);

– 19 horas – Quinteto Sonido. Local: Catedral de Nossa Senhora da Glória (Praça Padre Gomes Leal, 365, Centro).

» DIA 11 DE JULHO, TERÇA-FEIRA

– 20 horas – Grupo Accioly Músicos Profissionais. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

» DIA 12 DE JULHO, QUARTA-FEIRA

– 20 horas – Camerata do Festival. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

» Dia 13 de julho, quinta-feira

– 19h30 – Grupo FiveBass Quintet. Local: Santa Casa de Misericórdia de Valença (Rua Cel. Leite Pinto, 105, Centro).

» DIA 14 DE JULHO, SEXTA-FEIRA

– 19 horas – Social Trio. Local: Centro de Educação Musical CataVento (Rua dos Mineiros, 143 – Centro).

» DIA 15 DE JULHO, SÁBADO

– 19 horas – Camerata Rioflorense. Local: Igreja de São Cristóvão (Rua Nilo Borges Graciosa, Jardim Valença.

» DIA 16 DE JULHO, DOMINGO

– 09:30 horas – Banda de Concertos da Faetec Nova Iguaçu. Local: Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Rua Francisco de Medeiros, 303, Bairro Aparecida).

– 19 horas – Apresentação especial de encerramento do II Festival Inverno Musical – Orquestra do Festival Inverno Musical. Local: Catedral de Nossa Senhora da Glória (Praça Padre Gomes Leal, 365, Centro).

Fonte: folhavaledocafe.com/noticia/1408/valenca-sediara-ii-festival-inverno-musical

Para mais informações acesse a página no Facebook a seguir:  https://www.facebook.com/OrquestraCJV/

Fotos de Divulgação

Nenhum comentário.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *