Barão de Juparanã possui área de 66,43km² e está a 18km de distância da Sede. O termo Juparanã é de origem indígena e quer dizer, em tupi guarani, Rio Grande. Esta homenagem foi feita ao Barão de Juparanã, que veio a ser o maior benfeitor do local. Filho do Marquês de Baependy, eram proprietários de várias fazendas nas margens valencianas do Rio Paraíba do Sul. A principal, onde a família viveu os áureos tempos do café, foi a Santa Mônica onde faleceu o Duque de Caxias e que hoje sedia atividades de extensão da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença.
Próximo ao centro do distrito encontra-se outra construção histórica. É o solar da antiga Fazenda Monte Scylene que chegou a pertencer a Princesa Isabel. Por volta de 1886, a princesa e seu marido o conde D’Eu criaram nesta propriedade um internato de menores que funcionou até pouco tempo. Adquirida pelo Estado a propriedade está sendo adaptada para transformar-se na primeira clínica pública de recuperação de dependentes químicos do interior do Estado.

Atrativos Turísticos

Entre os atrativos turísticos, a antiga estação de trem será transformada em centro cultural. A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio foi recentemente restaurada pela própria comunidade e vale a pena ser visitada.
Entre os eventos, a Festa de São Jorge, no final do mês de abril, é famosa pela procissão à cavalo que atrai centenas de cavaleiros.