Por lei provincial de 26 de maio de 1849 foi criado o curato de Santa Isabel do Rio Preto. A freguesia foi criada logo depois, em 1851. A igreja, feita a partir de 1852 em honra à padroeira da localidade, se destaca no centro desta. É um lugarejo pequeno que guarda marcas íntimas de um antigo arraial. Na zona rural o distrito preserva parte da história do país com a comunidade da Fazenda de São José da Serra. Lá vivem, aproximadamente, 200 descendentes de escravos que têm um santuário para a preservação da cultura afro-brasileira: o Centro de Ensino e Cultura Mãe Zeferina.

O espaço é simples – uma cabana erguida ao lado da capela São José – mas ajuda a preservar as raízes do passado. No centro, entre outros, é ensinado o valor das batidas do jongo (dança de roda africana do século passado, também conhecida como Caxambú) e os segredos da cura pelas plantas. Usa-se mais de 100 tipos de raízes para fazer remédios, entre eles, o chamado “viagra do mato” e chás para qualquer tipo de mal, inclusive hipertensão, diarréia, asma e bronquite. Como na época das senzalas, a medicina tradicional só é usada em último caso nessa comunidade que quase foi dizimada pelos agrotóxicos usados pelos fazendeiros nas antigas plantações de café.

   Apesar de já contar com energia elétrica os descendentes de escravos da Fazenda São José da Serra ainda vivem da agricultura de subsistência, cozinham em fogões a lenha, usam candeeiro e ferro à brasa para passar roupas.

   Pelo menos mil pessoas visitam a Faz. de São José da Serra mensalmente e se encantam, sobretudo com a mistura de religiões, preservada desde a escravidão.

   Outro atrativo de Santa Isabel é a serra da Beleza de onde se tem uma visão completa do Vale do Rio Preto. Além da natureza, Santa Isabel é reconhecida internacionalmente como local favorável aos avistamentos de OVNI’s.

Principais eventos:

Festa de Santa Isabel
Semana da comunidade

Atrativos turísticos:

Igreja de Santa Isabel
Praça da Matriz
Serra da Beleza (avistamento de OVNI’s)
Pedra do Cavalo Ruço
Túnel do antigo leito ferroviário
Comunidade da fazenda São José da Serra
Antiga estação ferroviária
Cachoeiras de Perobas, do Macuco, do Rio Preto e da União