Por: Thaís Pinheiro

Atualmente a indignação com o governo vigente aumenta cada dia mais, o povo se organiza em todo o Brasil para realizar manifestos em massa tanto nas ruas quanto nas redes sociais. Toda essa mobilização não seria necessária se o povo se interessasse e se conscientizasse das propostas de governo e a da índole dos candidatos à representantes do país.

  A população é extremamente contraditória ao demonstrar suas opiniões em relação à política, haja visto que os movimentos a favor do Impeachment da Presidente da República estão sendo realizados poucos meses após a reeleição da mesma, na qual a candidata petista foi reeleita por cerca de metade dos brasileiros.

   É raro conhecer alguém que não desligue a TV durante o Horário Político, isso ocorre pois o povo está acostumado a usar a desculpa da “falta de esperança em políticos honestos” para se esquivar de seus deveres como cidadãos e descumprir seu papel fundamental na construção de um país melhor para as próximas gerações. É impossível haver crescimento tanto social quanto econômico no país se seus próprios habitantes usam seu poder de mudança de forma inconsequente, um exemplo disso, foi a eleição de Fernando Collor de Melo como Senador, político que em 1992 foi afastado do cargo de Presidente devido a diversas fraudes e golpes.

   O voto é a “arma” de maior eficácia na luta a favor dos direitos dos cidadãos, e apesar de estarmos em pleno século XXI, muitas pessoas ainda são manipuladas a venderem-no em troca de cestas básicas, quantias pequenas ou até mesmo por promessas de empregos. Assim sendo, prefeitos e governadores que atuam juntamente com os órgãos federais e que são de extrema importância para um Brasil igualitário são escolhidos por meio de subornos.

    No entanto, precisamos também nos alertar à respeito dos jovens, os quais se envolvem em manifestos sem ao menos saber argumentar sobre as causas às quais estão apoiando, uma grande parte dos mesmos comparecem à tais eventos “à passeio”, apenas para tirarem fotos e compartilharem em redes sociais. É necessário que a nova geração enxergue a seriedade da situação atual do país e que se informe para que de fato, possam contribuir para os movimentos.

  A fim de que se obtenha sucesso em suas reinvindicações, o povo brasileiro não deve lutar apenas pela saída da atual governante, mas também por uma melhor educação, além de debates no ambiente familiar que ensinem aos jovens à possuírem senso crítico, pois se os mesmos crescerem em meio ao senso comum, cometerão os mesmos erros, nos levando à novas crises. Também é necessário que o brasileiro deixe de ser apático e se comprometa à participar da política, enxergando-a como um meio de conquistar seus direitos, e se informando para que não submeta todo o país à governantes corruptos e negligentes.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here