Benefícios da Aveia Benefícios da Aveia
Ela é um dos alimentos funcionais mais importantes. É um cereal extremamente saudável, nutritivo e de fácil digestão. É versátil para o consumo, visto... Benefícios da Aveia

Ela é um dos alimentos funcionais mais importantes. É um cereal extremamente saudável, nutritivo e de fácil digestão. É versátil para o consumo, visto que pode ser misturada em saladas, frutas, leites e derivados e, também, na preparação de bolos, biscoitos, mingaus e sucos. O principal nutriente da aveia é a betaglucana (uma fibra solúvel), responsável por combater microrganismos prejudiciais a nossa saúde intestinal, reduzir o colesterol, entre outros benefícios. Por ser rica em fibras, auxilia no combate a hiperglicemia (níveis altos de açúcar no sangue), dá saciedade, aumenta a resistência imunológica e combatem os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce de nossas células). Além disso, é rica em vitaminas do complexo B (fundamentais para saúde mental e energia do corpo), Vitamina E (hepatoprotetora e antioxidante), Zinco (outro excelente antioxidante), Silício (Importantes na produção de colágeno) e, também, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre. A aveia possui, ainda, alto teor de proteínas.

Você encontra a Aveia em 3 formas de consumo:

  • Flocos – grão prensado, conservando a maior parte de seus nutrientes.
  • Farelo – camada externa do grão, concentrando maior aporte de fibras betaglucana.
  • Farinha – parte interna do grão, perdendo muito de suas fibras.

Recomenda-se a utilização de cerca de 3 colheres de sopa de Farelo de Aveia por dia, sua melhor forma de apresentação.

Vale ressaltar: para os gulosos, elas podem aumentar o volume da evacuação e ocasionar gases intestinais. E, além disso, contém GLÚTEN! Ou seja, deve ser evitada por intolerantes ao glúten e pacientes com doença celíaca.

Visite seu Nutricionista! Ele irá te orientar quanto a melhor forma de consumo dentro do seu plano alimentar, bem como as quantidades adequadas para o seu perfil.

 

Tatiane da Silva Ramos

Especialista em Nutrição Clínica

Nenhum comentário.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *