Como manter a dieta durante o período de festas juninas? Como manter a dieta durante o período de festas juninas?
O segredo está numa palavrinha mágica que sempre utilizo com meus pacientes: EQUILÍBRIO! Ou seja, comer com moderação, respeitando sua saciedade e evitando misturar... Como manter a dieta durante o período de festas juninas?

O segredo está numa palavrinha mágica que sempre utilizo com meus pacientes: EQUILÍBRIO! Ou seja, comer com moderação, respeitando sua saciedade e evitando misturar muitos alimentos do mesmo grupo (como os doces, por exemplo). É possível fazer escolhas, mesmo que elas não estejam dentro do seu planejamento alimentar, que não irão influenciar negativamente na sua dieta, afinal de contas se divertir com os amigos é algo saudável e que não deve ser encarado como empecilho.

Seguem 5 dicas:

1) Prefira alimentos menos processados! O milho verde cozido, por exemplo, é rico em fibras, vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento intestinal e, por ser fonte de carboidrato, aumenta os níveis de energia para dançar uma boa quadrilha!

2) Evite os refrigerantes! Essas bebidas são ricas em açúcar e sódio, dois vilões de uma alimentação saudável quando consumidos em excesso. Prefira água e sucos naturais.

3) Prefira doces caseiros, como abóbora por exemplo. Se consumido com moderação, é fonte de diversas vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e vitaminas A, C e E.

4) Não exagere nas bebidas alcoólicas! O excesso de álcool atrapalha o funcionamento adequado do organismo e pode ser convertido em gordura.

5) Se houver uma variedade de caldos, busque aqueles com menos embutidos (linguiça, bacon, etc). O ideal é você optar pelo o que mais te agrada e saboreá-lo, sem sair experimentando todas as opções que estão ao seu alcance.

No mais, procure manter sua rotina saudável ao longo do dia, bebendo muita água. A prática regular de atividade física também não deve ser ignorada: nada como uma boa caminhada ao ar livre depois de uma noite fora dos padrões. Chás como hibisco e cavalinha, podem ser consumidos no dia seguinte para aliviar possíveis retenções de líquidos, comuns após consumo de alimentos ricos em açúcar e sódio. Você não deve ultrapassar 4 xícaras (800 ml) por dia, pois estes chás são altamente diuréticos e, em excesso, podem levar a um desequilíbrio eletrolítico e causar desidratação: consuma intercalando com água!

Dance quadrilha, envie um correio do amor, jogue bingo, suba no pau de sebo… uma vida saudável inclui, além de boa alimentação, se divertir!

Boas festas!

Tatiane da Silva Ramos

Especialista em Nutrição Clínica

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