Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial de conclusão do Curso de Psicopedagogia

Muito se fala sobre a problemática da aprendizagem nas instituições de ensino entre familiares, professores e profissionais da área nos tempos atuais. É preciso compreender primeiramente que criança é essa, o que ela deseja e como ela se sente frente a essa sociedade contemporânea. Para entender o que realmente acontece e porque isso acontece, faz-se necessário deixar de focar apenas nos sintomas, chegando às causas que motivam um comportamento que possa comprometer a aprendizagem. É nesse momento que nos damos conta do quanto o uso da psicanálise na educação pode contribuir na prática clínica psicopedagógica, levando-nos a entender que para que o processo de aprendizagem seja positivo, antes de mais nada é necessário desejar aprender, pois sem desejo não há aprendizagem. A criança deve estar envolvida na curiosidade da busca para se sentir motivada e impulsionada. Para entender a não aprendizagem, sua dificuldade ou até mesmo o desinteresse por ela, é preciso conhecer a mente humana que faz uso de mecanismos de defesa para voltar para si todos os olhares numa tentativa de interação com o “outro” tão desejado, de forma consciente ou até mesmo inconsciente. A psicanálise contribui com a psicopedagogia no sentido de entender e orientar todo o processo de aprendizagem numa concepção mais profunda, mais além do que os olhos podem ver. É preciso ter um olhar mais atento frente às questões envolvidas, e esse olhar diferenciado será propiciado pelo uso da psicanálise que entende que cada indivíduo é singular e que para se tornar sujeito de sua própria construção de conhecimento, precisa ter sua subjetividade resgatada.

Rubem Alves comenta que o homem diferente do animal não nasce sabendo. Os bichos já são diplomados, em contrapartida, nós não sabemos o que é necessário fazer para poder viver. Temos de inventar o que está faltando. Por essa razão temos de ser educados. Através da educação vamos completando nossa programação, através da magia das palavras.

Há um consenso entre os profissionais da área de que a psicopedagogia ocupa-se em estudar a aprendizagem humana, e tendo a aprendizagem uma enorme complexidade, sendo ela o resultado de uma visão humana, é em razão dessa visão que acontece a prática psicopedagógica.

O olhar da psicopedagogia sob a ótica psicanalítica deve ser mais apurado, detalhado e atento; de forma a compreender que as diversas motivações que possam levar a criança a apresentar dificuldades na aprendizagem podem ser motivadas por causas conscientes ou inconscientes e que os sintomas são apenas mostras de que algo não vai bem. A psicanálise então vai buscar conhecer as causas dessas questões.

Vimos aqui um breve resumo sobre quais são os benefícios e contribuições que a psicanálise pode trazer para a psicopedagogia haja vista que nem sempre as causas das dificuldades de aprendizagem podem ser facilmente detectadas ou compreendidas, sendo necessário ir mais além do que os olhos a priore podem ver.

Em suma, o objetivo principal dessa pesquisa foi lançar um olhar diferenciado para a prática clínica psicopedagógica sob um viés psicanalítico no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem de crianças. Para isso foi feito um estudo sobre a psicanálise e a prática clínica psicopedagógica, assim como suas especificidades, linha de trabalho de cada uma delas e o quanto a psicanálise pode contribuir positivamente com a psicopedagogia.

Escrito por: Andréa Pinheiro Bonfante

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