Ponte dos Arcos – Conservatória Ponte dos Arcos – Conservatória
A ponte dos arcos foi construída entre 1877 e 1883, pela extinta estrada de ferro Santa Isabel, foi inaugurada por Dom Pedro II em... Ponte dos Arcos – Conservatória

A ponte dos arcos foi construída entre 1877 e 1883, pela extinta estrada de ferro Santa Isabel, foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, e desde que passou por ela o último trem em 1963, a ponte se tornou uma atração turística da localidade, sendo uma das mais antigas pontes da rede ferroviária que ainda se conserva em pé. A Ponte dos Arcos possui 100m de extensão, 12m de altura e 4m de largura e foi construída em pedra, cal e óleo de baleia. Compõe-se de dois arcos plenos, construídos à maneira egípcia, com pedras justapostas, funcionando a tração e compressão. Sua base é constituída de grandes pedras sobrepostas e o corpo da ponte com pedras menores e roliças, situa-se na estrada Conservatória / Santa Isabel do Rio Preto, as margens do rio da Prata, junto a uma pequena cachoeira, entre morros.

  • Felipe Lins-rj

    nov 23, 2013 #1 Author

    Bacana a ponte. Sorte que tenha sobrevivido! Volto a insistir na reativação da ferrovia; aí sim o cenário estará completo. Onde estão os amantes da ferrovia que não reivindicam isso? Todos unidos pela volta do trecho Barra do pirai-Santa Rita do Jacutinga. Trem é turismo!

    Responder

  • Randolfo Carlos

    set 4, 2016 #2 Author

    Meu sonho seria reativação dessa ferrovia.Mas quem poderia nos ajudar
    A presidente Birutinha que prometeu reativar as ferrovia só ficou na conversa.
    Honestamente acho que não volta mais.
    ( O passado manda lembrança)

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *