“A Luz do Tom” é o filme de abertura do 6º Festival CineMúsica – Conservatória 2012

Evento acontece entre 6 e 9 de setembro de 2012 e celebra a música instrumental

Quem quiser aproveitar o feriadão para curtir a serra fluminense no feriado de 7 de setembro tem um excelente programa à disposição. A Cidade da Seresta, como é conhecida Conservatória, vai ser transformar na Cidade do Cinema. É que de 6 a 9 de setembro acontece a 6ª edição do CineMúsica, único festival cinematográfico brasileiro dedicado ao universo do som no cinema, com associação da música e ainda, com a presença do Cine Centímetro -um patrimônio comprometido com a memória do cinema”,é, sem dúvida um festival de cinema diferenciado dos demais , destaca Ivo Raposo Jr., Presidente do Festival.

O Festival CineMúsica de Conservatória fortalece as tradições musicais da cidade e celebra os cinemas de rua, muito bem representados pelo Cine Centímetro, réplica do saudoso Metro Tijuca, que foi uma das principais salas de exibição de filmes de 1940 a 1970.O documentário “A Luz do Tom”, sobre o maestro e compositor Tom Jobim, responsável por clássicos da música brasileira como “Garota de Ipanema” e “Águas de Março”, foi escolhido o filme de abertura do evento e contará com uma sessão em praça pública na noite do dia 6. O longa é dirigido por Nelson Pereira dos Santos, que ainda realizou “A Música Segundo Tom Jobim”, também na programação do CineMúsica.

A edição 2012 do evento vai se voltar para o universo da Música Instrumental Brasileira (MIB). Dando continuidade a uma aproximação às diferentes tradições da música brasileira, pela primeira vez o Festival não enfocará mais diretamente um gênero ou formato, mas sim uma linguagem musical em suas diferentes ramificações. Disseminada em meio às mais diferentes tendências populares, a começar pelo choro, a MIB tem como marca registrada certa especificidade de execução musical, a exploração e desenvolvimento das sonoridades que formam historicamente o país, particularmente a modinha e o lundu, e a riqueza de formulações e interações a partir de outras formas musicais, com destaque para o jazz estadunidense. Marcada por uma inesgotável capacidade de assimilação, do erudito ao indígena, e pelo virtuosismo dos intérpretes, constitui junto com a literatura o mais desenvolto e criativo legado cultural do Brasil.

Esta identidade foi construída ao longo de quase dois séculos, passando por nomes como Antônio Callado, João Pernambuco, Pixinguinha e Radamés Gnatalli, e desaguando na Bossa Nova, de Tom Jobim e João Gilberto, e no Samba-Jazz, de J. T. Meirelles, Airto Moreira e Hermeto Paschoal, raízes imediatas da explosão artística ocorrida a partir dos anos 70 do século passado, denominada pela imprensa especializada de “música instrumental”, em diferenciação e por vezes oposição à chamada MPB, calcada essencialmente na canção.

Este ano, o Festival terá Wagner Tiso receberá o troféu de Personalidade Sonora e ainda fará uma apresentação em praça pública na sexta-feira, 07 de setembro. Os outros homenageados são os cineastas Nelson Pereira dos Santos e Eduardo Coutinho, que apresenta seu “As Canções” no festival. “Jorge Mautner, o filho do Holocausto”, “Abismo Prateado”, “País do Desejo” e “Sudoeste” são outros destaques da programação.

Cultura Integrada

A Cultura Integrada em paralelo aos mais de 50 filmes apresenta atrações imperdíveis e 100% gratuita:

Wagner Tiso
A Personalidade Sonora 2012, grande nome da música instrumental nacional, convida o conceituado violoncelista Marcio Malard para um Duo de Piano e Cello.

Ricardo Herz
Renomado violinista, compositor e arranjador lança seu mais novo CD “Aqui é o Meu Lá”.

Banda Sinfônica Campesina Friburgense
Premiada Banda com experiência internacional, sob a regência do Maestro, arranjador e compositor Marcus Almeida, apresenta-se com os solistas: Patrícia Monção, André Cunha e Mauro Martz.

Cortejo Dançante com a animada ORLEANS JAZZ BAND.
Participação especial das crianças do Programa Formacine e dos seresteiros de Conservatória pelo Centro Histórico.

Formacine – A Educação na Pauta do CineMúsica
Uma das joias do CineMúsica, o Programa, que incentiva e leva as crianças da rede de ensino aos cinemas, irá mais uma vez exibir uma série de produções voltadas para os públicos infantil, juvenil e deficientes Visuais. As sessões acontecerão no Cine Tela Brasil da Buriti Filmes, sala de cinema itinerante patrocinada pelo Grupo CCR. Estão programadas ainda para esse ano oficinas e apresentações musicais para as crianças. “Capitães da Areia” é o destaque da programação juvenil, com uma sessão que lembrará aos 100 anos do escritor Jorge Amado. “31 Minutos – O Filme”, “Tainá 3 – A origem” e “Rânia” são outros destaques da programação infantil, todos seguidos de oficinas na Tenda do Formacine, que remetem aos temas dos filmes e ao estilo musical escolhido para esse Festival.

A arte de brincar será destacada nas oficinas infantis com a criação de brinquedos diversificados feitos com material reciclável. Em outra oficina, elas terão a oportunidade de ouvir e conhece ritmos diversos e exprimir suas impressões através de pintura em tela, unindo a música com as artes plásticas.

Embalado pelo som da música instrumental, o Programa apresenta o Grupo Encantarte tocando Trenzinho Caipira de Villa Lobos, Iluminada e Palhaço de Egberto Gismonti e Guarani de Carlos Gomes, numa linda releitura desses grandes compositores. Para adolescentes e jovens uma conversa esclarecedora com uma terapeuta e oficinas de artes plásticas onde poderão expor seus sentimentos através de técnicas de pintura relacionadas a diferentes ritmos e melodias. O Formacine mais uma vez exibirá uma sessão com audiodescrição no Cine Centímetro, dessa vez o filme escolhido é Vida de Menina. Após o filme, os deficientes visuais poderão manifestar suas emoções numa oficina de esculturas aliadas ao som.

Oficina, Direto do Set e Seminários de Arte & Negócios – Diálogos sobre a economia criativa no cinema e na música
Atendendo aos profissionais do audiovisual, universitários e apaixonados por cinema e pela música, o Festival traz em 2012 uma oficina especial, com dois cursos oferecidos gratuitamente por importantes nomes do mercado de som; e Direto do Set, entrevistas com os homenageados do festival, conduzidas pelo curador Hernani Heffner – Conservador-Chefe e Curador Assistente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Professor de História do Cinema Brasileiro e Mundial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pesquisador da Cinédia.
Oficina Som Direto – Professor Walter Goulart
Oficina Ruídos de Sala – Professor Cézar Rocha
Direto do Set – Wagner Tiso
Direto do Set – Nelson Pereira dos Santos e Eduardo Coutinho

O CineMúsica integra as MPE – médias e pequenas empresas com negócios afins ao audiovisual, bem como o público universitário e interessados de áreas específicas de Cinema e Música ao Festival, através do desenvolvimento dos Seminários “Arte & Negócios”.
Em seu terceiro ano os seminários procuram dar continuidade ao debate e divulgação de novos modelos de negócios, serviços e interfaces envolvendo os campos do audiovisual e da música brasileiros. Em plena era de redefinição e recapitalização de tradicionais nichos de produção cultural, substancialmente alterados pela dinâmica do mundo digital, a janela busca identificar, trazer à cena, problematizar e promover iniciativas inovadoras que permitam uma evolução e crescimento da indústria cultural brasileira. Os encontros também buscam divulgar “cases” de sucesso, assim como estabelecer parcerias entre empresários, produtores e artistas da música e do audiovisual, estimulando a toca de experiências e formação de novos negócios a partir da descoberta de afinidades e expectativas comuns.
A temática do Arte&Negócios de 2012 é a Criatividade na Web. Neste encontro Artistas e Executivos refletem sobre cultura participativa no Ciberespaço e sua influência no aumento de demanda por conteúdos criativos nas plataformas tradicionais. Criativos analisam como se adaptam à constante mudança de tecnologia e consequente reinvenção dos formatos e narrativas, através das ações:
Mesa 01- Novos Formatos e Narrativas: conteúdos Transmídia possibilidades de produtos a partir de uma boa história.
Mesa 02- Música, Cinema e as Redes Sociais- – O uso criativo na comercialização e distribuição.

Premiação 2012

O Festival CineMúsica de Conservatória tem premiação voltada exclusivamente para a área sonora da sétima arte. Em 2012, o evento homenageará os eméritos cineastas Nelson Pereira dos Santos e Eduardo Coutinho, por suas notáveis contribuições aos universos da música e do som, respectivamente. Além dos dois diretores, o maestro, compositor, orquestrador, arranjador e instrumentista Wagner Tiso também receberá um prêmio especial, no caso o Troféu Personalidade Sonora 2012. O músico fará uma apresentação em praça pública no dia 7 de setembro.

Abaixo, você confere a lista completa de premiados para o 6º CineMúsica:

Troféu CineMúsica

Melhor Som: Trabalhar Cansa (premiados: Rafael Cavalcanti, Daniel Turini, Fernando Henna, Gabriela Cunha e Paulo Gama)
Melhor Desenho de Som, Melhor Música e Melhor Mixagem: Heleno (premiados: Waldir Xavier, Berna Ceppas e Rodrigo Noronha e Michael Semenik, respectivamente)
Melhor Captação de Som: Paraísos Artificiais (premiado: Leandro Lima)
Melhor Seleção Musical: Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (premiados: Sinai Sganzerla, Helena Ignez, Rodrigo Lima e Lúcio Branco)
Melhor Edição de Som: Raul – o início, o fim e o meio (premiados: Míriam Biderman e Ricardo Reis)
Melhores Efeitos Sonoros: 2 Coelhos (premiados: Rodrigo Ferrante, Ariel Henrique, Kika Pereira, Hélio Leite e André Tadeu)
Melhores Ruídos de Sala (Foley): O Palhaço (premiados: Guta Roim e Rosana Stefanoni)

Troféu Curta Light

Melhor Som: Os mortos-vivos, de Anita Rocha da Silveira (premiados: Felipe Mussel e Bernardo Uzeda)
Melhor Edição de Som: Com vista para o céu, de Allan Ribeiro (premiados: Daniel Turini e Fernando Henna)
Melhor Música: Memórias externas de uma mulher serrilhada, de Eduardo Kishimoto (premiada: Michelle Agnes)

Cinema, música, dança e gastronomia

Patrocinado pela Light, pelo Grupo CCR, pela Petrobras e pelo Senac, com apoio de Sebrae/RJ e Canal Brasil, e certificado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet/Ministério da Cultura e na Lei do ICMS/ Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o CineMúsica tem muitas atrações.

O Festival é promovido pela Associação Casa da Cultura de Conservatória, instituição presidida por Servio Consentino, que destaca: “Sempre acreditamos, eu e a equipe, no acerto de dotar Conservatória e a região circunvizinha de um evento de grande porte. Escolhemos o cinema, por seu traço agregador e mobilizador, e não esquecemos a música, razão de ser da cidade e uma das mais belas tradições brasileiras.”

Com curadoria de Hernani Heffner, o CineMúsica conta com quatro pontos de exibição: a Praça da Matriz, o Cine Tela Brasil, o Cine Centímetro e o Cine Milímetro.

Durante os quatro dias do 6º Festival, a população, os cinéfilos e os visitantes de Conservatória poderão conferir ainda o gosto do Sabor CineMúsica, evento gastronômico que integra a estrutura do CineMúsica.

“O CineMúsica pode ser considerado um evento completo, pois reúne diversos segmentos culturais – o cinema, a cultura integrada, a gastronomia e a educação – em um único evento”, afirma Cleide Salgado, Diretora Geral do Festival.

Contato:
Lucas Salgado
Coordenador de Comunicação
lpsalgado@yahoo.com.br

Saiba tudo sobre o Festival CineMúsica

Fonte: Conservatória Eventos e Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here