A história da Feijoada e sua origem de berço europeu.

Muito se fala de mitos e casos a respeito da feijoada no Brasil, o que não vem ao caso, o que viemos hoje falar é sobre esse prato que é quase unanimidade no país e que leva muitas pessoas a mesa para apreciar seja num dia de domingo em casa com a família e amigos, ou saindo para um restaurante, é sempre uma excelente pedida e de um sabor e combinação incrível.
A feijoada brasileira que foi uma adaptação feita com alguns ingredientes, e presente semanalmente na mesa do brasileiro, é sem duvidas alguma o prato mais famoso que se come no por aqui. Por possuirmos uma culinária bastante regionalizada, existem algumas variações de feijoada dentro do próprio Brasil.
Existe na Europa desde a antiguidade, um prato que varia de região em região, mas têm sempre como base a mistura de tipos diferentes de carne, com legumes e verduras, como por exemplo, o “Cassoulet” na França, o tradicional cozido em Portugal, o “Casoeula” na Itália, e o “Puchero” na Espanha. São os portugueses os responsáveis por trazer ao Brasil, a técnica e a combinação do cozido com carnes, que com o passar do tempo, e evolução dos costumes, foi acrescentado o feijão preto, criando assim a Feijoada.
O Feijão preto é de origem sul-americana, e era parte da dieta dos índios nativos. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, já se conhecia na Europa diversas variedades de feijão, e era comum usar no preparo desses pratos, como o uso do feijão branco no “Cassoulet”. Portanto, a feijoada não é originalmente brasileira, e sim uma adaptação e evolução de uma cultura de berço europeu. Os acompanhamentos como: arroz, farofa, couve, laranja, torresmo e etc., foram acrescentados ao prato bem mais tarde.
No Brasil, o modo de fazer a feijoada varia entre os estados. Alguns usam o feijão mulatinho ao invés do feijão preto, outros preferem o uso da carne fresca ao invés das carnes maturadas (carne seca, carne de sol e etc.) Criou-se no país uma cultura de se comer feijoada, e hoje é quase uma unanimidade entre as pessoas.

Feijoada à brasileira com diversos acompanhamentos: arroz, mandioca frita, torresmo, laranja, caipirinha, entre outros.
Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau. A feijoada consiste num guisado de feijão, normalmente com carne, e quase sempre acompanhado com arroz. É um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos das cozinhas portuguesas, com as versões à transmontana, à poveira, portuguesa, dentre outras, e do Brasil, com a chamada feijoada à brasileira, feita com feijões pretos.

Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) além de carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. É servida com farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros acompanhamentos. Esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, cuja primeira menção data de 1833, no cardápio do Hôtel Théatre, do Recife.

Tipos de feijoada
Feijoada na panela pronta para ser servida.
Cachupa, prato típico de Cabo Verde, feito à base de feijão e grãos de milho cozidos, acompanhados com carne ou peixe e vegetais.
Feijoada à brasileira, prato típico brasileiro feito a base de feijão preto e carnes salgadas de porco e bovina.
Feijoada à transmontana, um prato da culinária portuguesa, feito a base de feijão vermelho e carne de porco.
Feijoada poveira, um prato da culinária portuguesa, feito a base de feijão branco e pedaços de carne.
Feijoada à moda do Ibo, um prato da culinária de Moçambique, feito com feijão local, galinha e camarão.
Maniçoba, também conhecida como “feijoada paraense”, não leva o feijão na sua preparação/ preparo, mas sim as folhas de maniçoba.

Fonte: Wikipédia
Fonte de pesquisa – Livro: Formação da culinária brasileira, de Carlos Alberto Dória.

Receita de Feijoada

INGREDIENTES
meio quilo de feijão-preto ou da sua preferência
250 g de carne-seca salgada
250 g de lombo de porco salgado
250 g de costeleta de porco salgada
1 paio
250 g de linguiça calabresa
suco de 2 laranjas
150 g de toucinho
150 g bacon
2 cebolas picadas
2 dentes de alho amassados
2 tabletes de Caldo de Carne esfarelados
Existem itens que são opcionais como pé e orelha

MODO DE PREPARO
De véspera, coloque o feijão e as carnes salgadas de molho, separadamente, trocando a água das carnes algumas vezes. No dia seguinte, cozinhe o feijão em três litros de água. Lave novamente as carnes e cozinhe-as em outra panela. Quando o feijão estiver quase cozido, junte as carnes, a linguiça e o paio, picados. Acrescente o suco das laranjas e retire a espuma que se formar na superfície, com uma escumadeira. Se necessário, adicione mais água. Em uma panela, coloque o toucinho e bacon até que esteja dourado. Retire o excesso de gordura e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho. Acrescente o Caldo de carne e um pouco de caldo de feijão e deixe refogar bem. Junte à feijoada, misture bem e deixe no fogo por cerca de 20 minutos. Sirva acompanhado de arroz, farofa, couve, laranjas, aipim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here