Valença possui uma área de 1308,1 km² (a segunda maior do estado do Rio de Janeiro), estando situada no Vale do Paraíba Fluminense.

A cidade possui 6 distritos: Valença (sede), Barão de Juparanã, a “Cidade dos Barões” (2º distrito), Santa Isabel do Rio Preto (3º distrito), Pentagna (4º distrito) , Parapeúna (5º distrito) e Conservatória, a “Cidade das Serestas” (6º distrito).
Atualmente a sua economia está voltada especialmente para a agropecuária e para o pólo universitário existente na sede municipal.
A região do vale do Paraíba do Sul no Rio de Janeiro era totalmente coberta por florestas virgens no final do século XVIII.

 

71 COMENTÁRIOS

  1. Morei por poucos meses na linda e aprazível Valença, no início dos anos 60. Pelo que sei a região é o berço de minha família, e ainda tenho parentes que moram aí.
    No entanto, vendo a galeria de fotos, notei que algo não combina com minhas lembranças: o jardim de baixo, no final (ou seria início) onde havia um cinema naquela época não se chamava Praça da Bandeira?
    Ah!sim, continuo adorando sua cidade.

  2. Olá Carlos Alberto. Agradecemos sua visita e o comentário. Acontece que a Praça da Bandeira fica logo na descida da Catedral ao lado da Praça XV de Novembro ( Jardim de Baixo ). Quanto ao cinema não existe mais ali em frente a Praça da Bandeira. Agora o Novo cinema ( Cine Glória ) encontra-se no Jardim de Cima. A disposição para tirar qualquer dúvida. Volte sempre!!

    • Olá! Nasci e morei até os 13 anos, estudei na escola normal,a família de meu pai tinha uma fábrica de doces com o nome DANGÊR,que por sinal eu adorava comer doce saindo na hora,goiabada cascão….
      Em frente ao jardim de baixo onde tinha as “preguiças”,havia o cine Rosário, lindo, que depois tornou-se museu do cinema(houve uma reportagem no fantástico)e no jardim de cima sempre existiu o cine glória, onde, depois da missa das 9 com o padre Natanael no domingo, a criançada ia assistir “matiné” e no cine rosário também…. Tempo bom não volta mais…hoje, moro em Brasília, desde 1968, mas não esqueço minha infância maravilhosa e meus amigos de Valença, onde nasci e amo de coração.

      • Li o seu comentário, e vi tudo isso na minha mente…
        A Fábrica DANGER, na entrada do bairro Larangeiras, as preguiças do Jardim de Baixo,que agora são colocadas no Açude da Concórdia para que se sintam mais à vontade, os cinemas. Lembro também do Padre Natanael visitando frequentemente os alunos da Escola Benjamin Guimarães no início dos anos 70. Tempos bons. Estou no Rio, mas sempre que posso volto lá para visitar minha família que ainda mora lá.

    • Oi Maria José:
      Realmente essa região é linda.
      Estou fazendo a árvore genealógica da familia Paula e Carolina Assunpção e Paula foi casada com Jose Severiano Alves Duque e moraram em S Isabel. Gostaria de ter contato com seu pai pois acho que ele descende desse casal.
      Um abraço

  3. Realmente, Valença é uma beleza. Eu tenho uma poesia que diz que o céu de Valença é azul marinho, à noite, porque não tem poluição. Porém, vamos aguardar o novo governo (tenho esperanças), que faça voltar a “nossa princesinha da serra”. Eu recomendo a paz, a beleza e atranquilidade que Valença tem.

  4. Valença é o sinonimo de tudo que é demais em beleza.minha querida valença da qual estou separado há quarenta anos,mas o amor continua jovem no meu velho coração.Gostei dop site e vou ficar fregues mas nas fotos não esta o templo da igreja presbiteriana,estilo gótico e com muita história.Espero que esse fator seja corrigido,foi nessa igreja que nossa familia VIEIRA frequentou nos anos 40 a 70.Depois seguimos por novos caminhos .E fomos felicissimos em valença e pentagna…saudades e um abração a todos .
    Nilo Sergio Vieira.

  5. Adoro minha cidade,gostei muito desse site que tras lembranças boas de nossa cidade com suas belezas naturais e arquitetura.Parabens a vcs que o fazem ser tão bom Vou estar sempre aqui olhando as novidades e se possivel transmitindo aos meus amigos.
    Parabens

  6. Olá, achei linda esta cidade, e tenho uma dúvida a respeito desses lugares, acredito que vocês possam me esclarecer!
    Queriam fazer um passeio com minha família, apenas andar e admirar a beleza desses lindos lugares, assim como fizemos em Vassouras, mas esses lugares são pagos para entrar? Deve se agendar visita, ou apenas chegar e apreciar?

    Agradeço a atenção!

  7. NASCI EM VALENÇA E DE ONDE PARTI EM 58 PARA TRABALHAR EM TELEVISÃO, NO RIO.
    LEMBRO BEM DA ANTIGA RODOVIÁRIA ( VIAÇÃO VALENCIANA, DOS PELLEGRINI).
    EM 65 FUI PARA SÃO PAULO, ONDE PERMANEÇO ATÉ HOJE.
    A VISTA DA SERRA DOS MASCATE EU A VIA DESDE MEUS 13 ANOS. POR LÁ MUITO ANDEI E O PÔR DO SOL É O MAIS FANTÁSTICO QUE CONHCÍ.
    SAUDADES , BASTANTE.
    REVIVITAREI A MINHA CIDADE EM SETEMBRO.
    ABRAÇOS A TODOS OS VALENCIANOS E MORADORES ATUAIS.
    G ALVES

  8. Aquela casa que fica quase em frente a Santa Casa da Misericórdia/Praça e que tem o Brasão do Imperio ….foi de quem ????…do Barão de São Felix????

  9. VALENÇA PRINCESINHA DA SERRA uma cidade que encanta por suas belezas naturais com um povo lindo, bom e generoso que atende a todos que vivem ou que passam por ai. Um clima muito gostoso. No meu tempo de meninice o B. Laranjeiras o nevoeiro era muito forte que mal se conseguia enxergar a certa distancia, e ir a escola JOSE FONSECA pela manha era um caso serio.ROSANA filha da Tereza e do Salvador, ate que enfim tiquei sabendo noticias suas. O NILO também apareceu e outro tantos que sairão e não voltaram mais. Com tudo de bom nesta linda cidade não se tem ai o principal BOA GENTE PRA GOVERNAR. Pena que todos vão e não voltam mais ,ficamos só nas lembranças de uma infância e juventude alegre e feliz, e a nossa puberdade e adolescência idade das insensatez e das bobagens. Obrigada meu amigo,gostei muito do seu trabalho. VALENÇA tem tudo de bom,como também excelentes profissionais. deveriam de ir embora e não voltar mais, este povo medíocre( puliticos) que não gostam dessa terra maravilhosa. Abraços a todos os valencianos desta terra tao linda.Muita paz.

  10. Cheguei aqui as 30 anos, oriundo da metrópole carioca; faz 26 anos. A beleza natural (vegetal, animal…) é tão linda como mtas outras espalhadas por esse nosso Brasil tropical, entretanto, a beleza humana encontrei com tamanha intensidade que AMO tudo isso aqui, e não sairei nunca mais daqui. Obrigado aos meios que me fizeram optar por essa cidade.
    A maquete da Catedral me emociona ao revê-la; foram momentos inesquecíveis que passei ao lado do meu querido, inesquecível e saudoso Geraldo Januzzi, enquanto a confecção. Amo vcs. Valencianos do meu coração. Obrigado a todos por me quererem tão bem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here