Estão funcionando desde terça-feira (29), as novas instalações da Enfermaria Psiquiátrica, anexa ao Hospital José Fonseca, o Hospital Geral, em Valença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago José, essa realização foi o primeiro passo para reabertura do Hospital Geral.

– Com a mudança da mesa diretora da Santa Casa e com a capacidade de articulação e diálogo do prefeito Vicente Guedes, estamos a um passo para reabrir o Hospital Geral. A volta da psiquiatria é a prova viva disso – afirmou.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de Valença Vicente Guedes garantiu que não vai medir esforços para continuar viabilizando investimentos para saúde no município.

– A saúde sempre foi prioridade no meu governo. No padrão da Clínica que inauguramos em Juparanã, virão mais seis. A população de Valença vai ter a saúde que merece – disse.

O objetivo da enfermaria psiquiátrica é retirar os pacientes da crise, sem a necessidade de mandá-los para o manicômio. A permanência na enfermaria é curta, com duração média de três a sete dias. O espaço tem capacidade para dez pacientes, sendo que seis são de leitos integrais, para usuários de crack, álcool e outras drogas.

O projeto de Enfermaria Psiquiátrica está sendo realizado com verba do governo federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e é uma iniciativa pioneira na região, que vem de encontro com as exigências da lei 10216/2001, que preconiza a retirada de pacientes de manicômios e sua reinserção na sociedade.

A unidade conta com a psiquiatra responsável doutora Alessandra Neves; enfermeira responsável, Elaine Cabral; médica-clínica Dra Cátia Fernandes; psicóloga Mariana Pereira; os técnicos de enfermagem Alexon, Aparecida, Janice e Sônia e os auxiliares de serviços gerais Eliane, Pedro, Fábio e Rosália.

A solenidade de reabertura também contou com a presença da primeira dama de Valença, Luci Novaes; da Coordenadora de Saúde Mental do município, Vera Lúcia de Freitas; do presidente da FAA, José Rogério; dos vereadores Felipe Farias, Celsinho do Bar, Naldo, Zé Otávio e Dodô, e de secretários municipais, entre outros.

Fonte: Diário do Vale 


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here