Olá galera do “Portal Valença/RJ”. Fui convidado pelo Portal para trocarmos algumas idéias sobre música, uma arte que muito me fascina e creio que a todos vocês também. Não é nosso intuito que esse momento que passaremos juntos aqui, seja uma aula de música. Na verdade queremos trocar experiências, falar da galera que faz música em nossa cidade e apresentarmos os que infelizmente os mais novos não conhecem, resgatarmos nossa cultura musical.

Os mais antigos ainda devem lembrar de mim, pois escrevi por algum tempo o informativo musical “Prelúdio”, no qual entrevistava músicos da cidade e escrevia sobre aulas de música, sobre os shows e eventos musicais que estavam rolando. Era um jornal mensal e gratuito que eu distribuía para os músicos da cidade. Já fui também colunista do extinto jornal “Gazeta Valenciana”, no qual escrevia crônicas que além de abordarem o tema que mais gosto: Música! Também falava sobre futebol, política, personalidades… O assunto que fosse destaque na semana acabava entrando na nossa crônica. Era o “Espaço Livre”.

Agora batizamos de “MUSICALIZAR” a nossa nova coluna. Porque entendemos que no sentido amplo da palavra, musicalizar (musical+izar) significa converter em música, tornar musical, dar caráter musical a alguma coisa. E como nossa idéia é dar um caráter musical a nossa conversa por aqui, palavra melhor não nos vinha à mente.

Bem, essa é só uma apresentação. Espero que possamos apartir de agora trocarmos experiências que nos aproximem e nos façam crescer como pessoas, através do conhecimento da música e dos músicos de nossa musical Valença/RJ. Deixem seus comentários sobre o que acharam da idéia e vamos tornar essa coluna num canal para difundir cultura! Até mais ver! Um abraço e um bend!

47 COMENTÁRIOS

  1. Que ótimo saber que existem ideias sendo expostas aqui na cidade! De que adianta saber das coisas se não as compartilhar, né? Ainda mais sobre música! Estou na torcida! Beijos!

    • Olá Luana Misae! Obrigado pela visita! Creio que tem muita coisa acontecendo na cidade, isso é bom. Mas acredito também que tem muita gente boa que a turma nova ainda nem ouviu falar e quero dar espaço pra música deles aqui também. Quanto à sua torcida ela é muito benvinda, e quero mais ainda, quero sua participação ativa por aqui, combinado? (rsrs) Abraços musicais!

  2. Muito legal Pinheiro. E vc já ajudou muita gente a musicalizar em Valença. Lembro que me emprestava os amplificadores quando eu ensaiva com a molecada. Acabamos não levando isso pra frente, mas eu nunca deixei a música de lado e agora, como já te disse, estou estudando e pretendo não parar mais. E tem muita gente de valença aqui no Rio, com banda. Talvez fosse legal tentar reunir essa galera num festival aí. Quem sabe um projeto desses seria legal. Você encerrou o post com um abraço e um bend…Como é difícil esse tal de bend. rsrsrsrs Tem um grande guitarrista, se naõ me engano o Zakk Wylde, que diz que um guitarrista se define pelos seus bends e pelos seus vibratos… sendo assim eu ainda não posso me definir porque os meus ainda são muito ruins. rsrsrs mas isso é só um estímulo pra estudar a praticar mais. Grande abraço e suceso nessa nova empreitada.

    • Olá Narciso Doval! Obrigado pelas palavras! Quanto tempo meu amigo! Essa coluna já está me rendendo ótimos frutos. Só a possibilidade de ter músicos de Valença/RJ espalhados por todo o país lendo nossa coluna, já é dez pra mim. E realmente quero entrar em contato com os “cariocas-valencianos” da música. Apresente a coluna pra eles se possível. A idéia do Festival é realmente muito legal. Podemos conversar melhor sobre isso! Ótimos bends e vibratos!

  3. Olá Rominho Alvernaz! Obrigado pelas palavras meu amigo. Saiba que a recíproca é verdadeira. Quando nos raros momentos que temos paramos pra conversar, saio da conversa certo de que aprendi mais do que ofereci de conhecimento. É sobre isso que trata a “Musicalizar”. De músicos competentes, organizados, que realmente se dedicam à música e ao seu próprio crescimento como ser humano. O reconhecimento é inevitável. Com certeza, estes estarão aqui na coluna! Seja benvindo!

    • Olá Filipe Torres! Obrigado pela visita, camarada! O cara certo não diria, provavelmente escolheria outro (rsrrs). Mas quanto ao “para um bem maior”, aí sim, com certeza! Não suma!

  4. Excelente iniciativa, principalmente num lugar como Valença, cheio de tradição na musica, e músicos talentosos, eh preciso Musicalizar sempre! Parabéns pela iniciativa e tambem por tantos anos de dedicacao a musica. Lembro-me que quando eu era mais novo, e fui influenciado pelo Lachryma Christi, Os Bossais, e comecei com os meus primeiros acordes, nao me tornei profissional, mas trago a musica comigo ate hoje! Abracos.

    • Olá Rafael Mazzeo! Que honra sua visita por aqui! Como sempre digo, tem músico valenciano em tudo o que é lugar e até aí no Canadá você nos representa! Seu comentário é o primeiro de fora do Brasil, espero que a coluna alcance outros valencianos feras que sei que como você estão pelo mundo afora! Abraços na família!

  5. Parabéns, Pinheiro!
    Tenho por você uma admiração gigantesca, no sentido de você estar sempre se expressando através da música; como o verdadeiro grande músico e grande ser humano que você é!

    Abração meu amigo! Sucesso e Prosperidade!

    • Olá Elzo Guida! Quem tem admiração por você sou eu cara, não inverta as ordens não! Por toda sua qualidade na arte de desenhar e fazer música. Você é um dos que Valença/RJ precisa conhecer. Sei que tem um luthier fazendo um novo violão pra você, não é? Precisamos conversar mais, e quero apresentar seu trabalho pra galera aqui! Abraços meu amigo!

      • Obrigado, Pinheiro! A arte sempre se expressando de diversas formas.

        Realmente meu amigo, encomendei sim um novo violão, com uma configuração especial a um Luthier, e já está quase na Goma Laca.
        O meu violão antigo está precisando de um merecido descanso, após 30 anos me aturando enquanto eu o torturo, o coitado já sofreu o bastante creio eu; rsrsrsr!
        Agora vou “torturar” o novo bem devagarinho, rsrssr! Sou sádico, rsrsrsr!
        Abração meu amigo! Saúde e Paz!

  6. Musicalizar é isso aí! E olha que já fazíamos isto há muito tempo quando eramos mais jovens, ao ponto de esquecermos que um dia ensaiamos juntos com o Mac Gregory (Guitarrista do Hojerizah), Cláudio Venturini (Baterista do 14 bis), Magrão (Baixista do 14 bis) no clube das Laranjeiras em 1987. Não Lembravas? Se contarmos ninguém acredita….
    Abraços
    Andrezinho, Dreza, Sancoe, Santos Coelho, seja lá quem for!
    Brasília-DF.

    • Olá André Coelho! Saudades camarada! Você não foi só o primeiro baixista com o qual toquei não, você foi o cara que me fez prestar atenção no contrabaixo e decidir ser baixista. Viu que responsa? Realmente fizemos muito som junto e tocamos com muita gente boa, eu não lembrava mais, mas ter no currículo a honra de ter tocado com Cláudio Venturini e Magrão numa só noite não é pra qualquer um. Só quanto ao Mc Gregory é que tenho dúvidas pois não associava ele ao Hojerizah. De qualquer forma, obrigado por ter refrescado minha memória e acrescentado isso ao meu currículo! Some não Dreza!

  7. Muito bom Pinheiro, esse é o lugar onde grandes músicos valencianos do ontem e muitos do hoje poderão se encontrar e assim poder tornar conhecido todo o talento musical de nossa cidade que une gerações e estilos diferentes que ao final se completam. Grande abraço e boa sorte no trabalho.

    • Olá Alex Moreira! obrigado pela participação aqui na coluna! Realmente esse é o objetivo, trazer ao conhecimento músicos que fazem dessa arte a beleza que ela é. E espero que através desse conhecimento venham a união e o crescimento de todos. Abraços e seja benvindo!

  8. ESTOU PARA ME ESTABELECER EM VALENÇA MINHA ATIVIDADE É MECÂNICA A DIESEL E AVIAÇÃO EXPERIMENTAL MAIS SOU CONTRABAIXISTA COM É O ESPAÇO ESTRUMENTAL AI? COMO POR EXEMPLO ESCOLA DE MUSICA. NÃO GOSTARIA DE PARA MEUS ESTUDOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here