Leonardo Pançardes

Após as repercussões das manifestação nas grandes capitais, conhecida informalmente como “Revolta dos 20” o interior soltou a voz em busca de melhorias. Valença não foi diferente. A manifestação marcada pela rede social tomou parou a cidade das 16h às 18h.

Cerca de duas mil pessoas fizeram a passeata pelas ruas do centro embalados por gritos como “Muda Brasil, Muda Valença”, “haha huhu a cidade é nossa!”, “Mais respeito, menos impostos”. Entretanto o que mais chamou atenção aqueles que acompanhavam a manifestação de longe foram os dois momentos em que comerciantes tocaram em seus estabelecimentos o hino brasileiro e um coro tomou conta dos passistas visivelmente emocionados.


( Vídeo por: Bianca Vieira | Hino colocado: Centro de Educação Musical – CATAVENTO )

O ponto zero foi o Jardim de Cima. Os manifestantes desceram a Rua dos Mineiros seguiram pela Avenida Nilo Peçanha até a Prefeitura. O prefeito municipal Álvaro Cabral, deu ordem para o que a sede do governo fosse fechada antes das 16h e ordenou que a Guarda Municipal munida de cassetetes permanecessem a frente do prédio. Motivo de muitas vaias por parte da manifestação.

Ao sair da prefeitura retornaram até a Rodoviária Municipal ignorando a Câmara Municipal. A seguir seguiu para a Rua dos Mineiros novamente, onde sentaram, param o trânsito em gritos de “A cidade é nossa”. O protesto terminou na subida da Catedral de Nossa Senhora da Glória, marco de história na cidade, onde tem o museu do padre Sebastião da Silva Pereira, grande apoiador dos movimentos sociais.

Durante todo a manifestação não houve nenhum tipo de baderna, depredação ou violência. A Polícia Militar acompanhou e através de seu Comandante afirmou no início do evento que atesta como legítimo todo movimento em prol da cidadania, anunciado pelo professor e ativista da área de educação Danilo Serafim, presidente do Sepp na cidade.

No dia 24, “Os filhos da revolução” como é chamado os ativistas em Valença estão organizando um nova passeata com um maior número de participantes.

Fotos: Leonardo Pançardes

Fotos: Vandré Fraga

Fotos: Jean Tavares
[Gallery not found]

.

[sws_green_box box_size=”615″] Em nossas matérias, não nos responsabilizamos por conceitos, opiniões manifestadas ou citações de terceiros. [/sws_green_box]

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria muito de encontrar na cidade de Valença, uma pessoa de aproximadamente 40 anos de idade, por nome de Joana Darc do Nascimento, filha de Manoel. Muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here