Por: Andréa Pinheiro – Professora de inglês/ português/literaturas

Sem dúvida alguma, esse é um questionamento feito por grande parte de nossos vestibulandos em potencial. Responder a essa pergunta, talvez seja descobrir a chave certa para o sucesso.

Em primeira instância, o aluno deve conscientizar-se de que para estudar é preciso, querer, é preciso desejar adquirir conhecimentos. Partindo desse princípio, o passo seguinte deve ser a pré disposição em se criar novos hábitos além de decidir por prioridades tais que irão ajudar esse aluno a alcançar esses objetivos.

Vejamos então quais seriam esses requisitos básicos:

-Criar uma rotina de estudo.

-Estabelecer um tempo e gradativamente ir aumentando a quantidade de horas dedicadas ao estudo.

-Nada de celular, redes sociais, televisão ligada e/ ou qualquer outra coisa que lhe disperse a atenção.

-Estipule um horário de intervalo pequeno para ir ao banheiro e para um rápido lanche. Paradinhas a toda hora para “beliscar” algo e as “idas” ao banheiro podem ser um boicote inconsciente para a prática de estudo.

-Abster-se de compromissos sociais durante a semana. Deixe seu momento de lazer para os finais de semana.

-Escolha suas amizades. Aquele suposto “amigo” que lhe convida a todo o momento a interromper sua rotina com convites indevidos e inapropriados pode lhe tirar o foco e fazer com que você se desvirtue do seu objetivo sem você se dar conta. Fique atento!

-Procure saber exatamente quais os conteúdos programáticos a serem estudados pra não perder tempo com aquilo que não será abordado em suas provas. Aqui se aplica a prática de tempo é estudo.

-Procure usar cores diferentes usando canetas que destaquem informações que julgar importantes. Faça anotações e resumos.

-Alimente-se bem, durma bem, mas lembre-se que qualidade de sono nem sempre se traduz em horas prolongadas desse sono. Coloque seu relógio ou celular para despertar e não se entregue à preguiça.

-Planeje sua agenda e se organize com antecedência para que os imprevistos não sirvam de desculpa para uma interferência em sua rotina. Ao final do dia veja se conseguiu cumprir tudo aquilo a que se propôs.

-Não atribua a seus familiares responsabilidades que são única e exclusivamente suas.

-Procure se manter  tranquilo, sem estresses.  Nada de estudar na véspera das provas. Seu cérebro precisa descansar. Não é se desesperando que você vai conseguir  se preparar, muito menos alcançar melhores resultados. Perto de suas provas, procure fazer algo que lhe dê prazer e te relaxe. O que você não aprendeu em meses estudando, não será aprendido em um ou dois dias.

Lembre-se que os tópicos acima são apenas algumas regras básicas que merecem destaque para uma rotina de estudo. Suas decisões de agora decidirão o seu futuro. Vale a pena se dedicar. Saia de sua zona de conforto e se esforce ao máximo. Nada na vida é conquistado sem sacrifícios e dedicação. Lute pelos seus sonhos. Nada mais gratificante do que conseguir realizar seus sonhos depois de uma boa batalha. Nossas conquistas, das mais simples às mais elaboradas, nos movem a nos tornarmos seres humanos melhores e realizados.

Por: Andréa Pinheiro – Professora de inglês/ português/literaturas
Licenciatura plena: 9404222-MEC
Pós graduanda em Psicopedagogia na Universidade Estácio de Sá
Coordenadora Pedagógica
Email:andreapinheiroprof@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here