É impressionante como é grande falta de interesse das pessoas, políticos e da mídia daqui de Valença (e aí se inclui os que publicam na internet), pelos problemas que vem passando o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Venho sentindo uma total indiferença, como se o Parque não fizesse parte de Valença, talvez fosse até melhor que não fizesse mesmo, algumas cidades da Europa vivem praticamente do turismo. Conservatória já age assim e poucas pessoas de fora sabem que ela faz parte de Valença.
Alguns pensam assim:
Meio ambiente não dá voto, meio ambiente não dá dinheiro, as matas e os animais sempre vão estar ali, é o que espero, mas se acreditarmos só nisso, num futuro não muito distante é que veremos onde iremos parar.
Devemos todos estar unidos em prol de um projeto que parece interessar mais as pessoas de outros municípios e de outros estados, do que os próprios cidadãos valencianos.
Fica aqui o meu protesto e o de inúmeros amigos aqui de Valença, que ainda acreditam no trabalho sério que vem desenvolvendo os ambientalistas Luciano e Henrique Luth.

Clique e Confira o texto completo. 

5 COMENTÁRIOS

  1. Sr Victor é realmente enorme o descaso desse governo com Valença inteira,o turismo ecológico hj é uma realidade muito forte no nosso país e Valença tem tudo pra despontar nesse aspecto,só discordo quando o sr. diz que Conservatória age como se não fizesse parte de Valença,trabalhei muitos anos como recreadora e guia turístico nos melhores hotéis de Conservatória e tanto eu quanto meus colegas,sempre frisamos que Conservatória é o sexto distrito do município de Valença,nem tem como ser diferente,pois dos distritos Conservatória é quem mais arrecada pra Valença,agora realmente assim como o Parque Municipal da Concórdia,pudessemos ser independente de Valença,principalmente nesses DESGOVERNOS a que estamos submetidos seria ótimo.Hoje temo uma estrada asfaltada,com uma natureza exuberante, que liga a sede do município ao sexto distrito,que é ignorada pelos governantes,podendo levar esse turismo pra Valença.Vejo grupos de turistas indo conhecer fazendas em Vassouras e Barra do Pirai,esse turismo não poderiais pra Valença que tem fazendas históricas maravilhosas?

    • É uma opinião pessoal minha. Só isso. Vocês tem esse senso de mostrar que Valença e Conservatória são parte de um mesmo território, mas nem todos tem, só divulgam mesmo por obrigação de endereço. Centenas de vezes eu ouvi no Rio, minha cidade natal, pessoas falando que Conservatória faz parte de Barra do Piraí, não sou eu quem fala, é o povo.
      E não acho que deve ser mudado, que deve ter uma separação, acho sim que deve ter mais interesse politico, para que o turismo seja encarado com mais seriedade por nossos políticos, pois é o turismo que pode vir a ser a fonte de divisas, que dará sustentação para uma Valença melhor para todos. E cabe a nós eleitores cuidar para que as mudanças aconteçam, sem essa de ficar pulando fora do barco antes que ele afunde, “não voto em politico por que ele rouba”. Temos a melhor ferramenta para tirá-los de lá, o voto, se não for nessa geração será em outra, para isso não podemos parar, devemos trabalhar sempre a educação e a cultura para que no futuro nossos herdeiros virem de verdade essa página negra de nossa cidade e construam uma história mais decente para nossa Valença. Se eu não acreditar que o mundo pode mudar, é melhor eu pular fora dele. Abraços

      • Eu também Victor sou nascida no Rio de Janeiro e moro em Conservatória por opção,e sinceramente,continuo discordando desse posicionamento em relação à Conservatória.Como vc disse é uma opinião pessoal,que vc expôs e me sinto na obrigação de desfazer esse mal entendido,por exatamente entender ao contrário,dizerem que Conservatória pertence a BP é mais desinformação do que má fé e como moradora e profissional de educação e turismo nunca ouvi isso de nenhum cidadão local,quanto a vontade de se emancipar de Valença,aí sim,o povo todo aqui é realmente a favor,pq vemos todo nosso dinheiro arrecadado ir pra sede do município e não retornar pra nós em benfeitorias e vc há de convir que de todos os distritos ,Conservatória é o que mais arrecada pra Valença!Quanto a politica ,realmente está cada vez mais dificil e eu to quase pulando fora do mundo srsrrs!!Um abração pra vc

  2. Realmente é verdade, pra variar os governantes em seus gabinetes se esquecem de que tais locais são pontos turísticos e que podem gerar renda direta e indiretamente. É uma pena, pois já vi cidades com quase nenhuma beleza e com “cachoeiras” que são um fiapo d’água, fazendo sucesso e trazendo mais turistas que Valença.
    O ecoturismo ainda é muito pouco explorado e as pessoas de Valença só sabem ficar reclamando que as coisas estão difíceis, mas elas próprias fazem as coisas serem difíceis.
    Já morei em Bonito-MS, sei que são belezas completamente diferentes, mas é um exemplo de turismo bem explorado, com controle de turistas em cada atrativo, com Vaucher municipal, fiscalizado pela prefeitura, onde arrecada-se para a manutenção básica destes locais e olha que para chegar lá é bastante longe.
    Fiquei impressionado com a quantidade de turistas estrangeiros, que passam horas no meio do mato, só para fotografar pássaros, aves e vegetação, pois eles dão valor, pois em seus países não existe tamanha beleza, beleza esta que em Valença não deixa nada a desejar, somente falta o povo acreditar que isto é possível.
    O povo tem que ser participativo, com as pessoas ligadas à área turística, não só turismólogos ou técnicos, saber dar informações, divulgar a cidade e seus distritos. Vale a pena !!!!
    Abraços e fé, muita fé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here